Dicas de Aeromodelismo Elétrico!!!

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Dicas de Aeromodelismo Elétrico!!!

Mensagem  Daniel Redivo em Ter Maio 15, 2012 8:07 pm

1° Por que Elétrico ?

Muitas pessoas preferem aeromodelos elétricos pelas seguintes características.

- Baixo nível de ruido;
- Facilidade na montagem de modelos com extrema qualidade de escala visual, pois motores elétricos nâo precisam de aberturas para escapamento;
- Facilicade na montagem de aeromodelos multimotores ( bimotores, trimotores, quadrimotores, etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibraçâo e por se manterem em curvas de aceleraçâo equilibrada entre os diversos motores sem necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
- Vôo mais amplo, permitindo pousos lentos, vôos em locais fechados, ou parques.

2° Materiais utilizados na construçâo

Ao contrário do aeromodelo glow onde é utilizado para a construçâo madeira balsa e conpensado, no aeromodelismo elétrico utiliza-se matériais leves para construçâo sendo os mais utilizados deprom e isopor ( de prefência P3 )



3º O motor

Atualmente os motores brushless sâo a melhor opçâo, pois são mais leves, potentes e eficientes.

Dentre eles os melhores sâo:

Hacker e axi: pioneiros em brushless com um preço meio alto.
Hyperion: tem a mesma qualidade dos axi com um preço mais em conta.
Tower Pro: tem o mérito de ser o primeiro a trazer preços baratos por motores brushless no mercado.
EMAX: ainda sâo novidade, mas tem surpreendido pela qualidade e preço baixo.



4º o ESC

ESC é abreviaçâo de eletronic speed control ( controlador eletrônico de velocidade ) basicamente se divide entre brushless ( para motores sem escovas ) e brushed ( para motores com corrente continua, com escovas ).

Sua função é controlar a potência que é enviada da bateria para o motor.

Quando for comprar, certifique-se de que tenha corrente uns 40% maior do que o mínimo do motor.



5º Bateria

Atualmente as melhores opçôes sâo as baterias de polímeros de lítio ( LIPO )

Quando se compra uma bateria tem que saber se voçê vai queres com duas ou três cêlulas, para identificar isso é so olhas a sigla 2S , 3S.



6º os servos

Servos sâo pequenos motores que recebem sinal do receptor e os transformam me movimentos para comandar as superfícies de controle do aeromodelo.

Para a maioria dos modelos elétricos é utilizado o de 9g.

As melhores opçôes geralmente sâo futaba e gws.



7º entendendo a capacidade de uma bateria

A capacidade de uma bateria de armazenar carga é expressada em ampère-hora (1 Ah = 3600 coulombs). Se uma bateria puder fornecer um ampère (1 A) de corrente (fluxo) por uma hora, ela tem uma capacidade de 1 Ah em um regime de descarga de 1h (C1). Se puder fornecer 1 A por 100 horas, sua capacidade é 100 Ah em um regime de descarga de 100h (C100). Quanto maior a quantidade de eletrólito e maior o eletrodo da bateria, maior a capacidade da mesma. Assim uma pilha minúscula do tipo AAA tem muito menos capacidade do que uma pilha muito maior(por exemplo do tipo D), mesmo que ambas realizem as mesmas reações químicas (por exemplo: pilhas alcalinas).

Por causa das reações químicas dentro das pilhas, a capacidade de uma bateria depende das condições da descarga tais como o valor da corrente elétrica, a duração da corrente, a tensão terminal permissível da bateria, a temperatura, e os outros fatores. Os fabricantes de bateria usam um método padrão para avaliar suas baterias. A bateria é descarregada em uma taxa constante da corrente sobre um período de tempo fixo, tal como 10 horas ou 20 horas. Uma bateria de 100 ampères-hora é avaliada assim para fornecer 5 A por 20 horas na temperatura ambiente. A eficiência de uma bateria é diferente em taxas diferentes da descarga. Ao descarregar-se em taxas baixas (correntes pequenas), a energia da bateria é entregue mais eficientemente do que em taxas mais elevadas da descarga (correntes elevadas). Isto é conhecido como a lei de Peukert.

Efeito Memória:

Efeito memória, também conhecido como vício de bateria, ocorre em algumas baterias mais antigas como a bateria de níquel cádmio, que deve ser recarregada até sua carga máxima e usada até sua carga mínima para não diminuir sua vida útil.

Com o uso constante, as baterias de níquel cádmio tendem a registrar como carga total apenas a diferença entre a capacidade máxima de carga e o ponto inicial da bateria, ou seja, a bateria vazia. Assim, se elas fossem recarregadas com 30% de energia útil sobrando, o carregador ia "entender" que nas próximas vezes seria necessário carregar somente 70% do restante, mesmo que estivessem esgotadas completamente. Essa perda da capacidade de recarregar totalmente que é chamada de efeito-memória, pois o carregador "lembra" da carga necessária para a última recarga. Esse efeito não existe nas baterias de íon lítio que é encontrada na grande maioria dos aeromodelos novos.

8º Qual melhor custo beneficio em equipamento ?

Bem isso e bem relativo, vai depender pelas necessidades do modelista.

Como exemplo: se ele precisa de um motor para um aeromodelo de 500g então ele deve comprar um motor que tenha enpuxo de 500g ou mais.

Se ele quer voar por mais tempo tem que comprar uma bateria com os mAh maiores.

9º Como faço para construir meu próprio modelo ?

1º você tem que ter na cabeça uma boa idéia de aerodinâmica, construção, MUITA PACIENCIA. Esses são alguns requisitos.

10º Consideraçôes finais

O aeromodelismo elétrico e mais para aqueles que buscam um vôo relaxante, não muito estressante.


Criei isso para ajudar aqueles que estao iniciando no mundo do aeromodelismo e que tem suas duvidas quanto a eletronica que vao usar...


Última edição por Daniel Redivo em Sab Fev 09, 2013 11:55 am, editado 1 vez(es)
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Re: Dicas de Aeromodelismo Elétrico!!!

Mensagem  Farleytufao em Qua Maio 16, 2012 12:20 pm

Bom tópico! Parabéns!
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Re: Dicas de Aeromodelismo Elétrico!!!

Mensagem  verme em Qua Maio 16, 2012 9:29 pm

Otimo topico espero que ira ajudar bastante os iniciantes hehe.
Abs
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Re: Dicas de Aeromodelismo Elétrico!!!

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