Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

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Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  Farleytufao em Sab Fev 04, 2012 6:40 am

Bem lembrado!

Existe um dispositivo chamado Slat, é similar ao flap, mas vai na no B.A da asa, ele aumenta a corda da mesma que gera mais sustentação nos pousos e decolagens. Normalmente ultilizados em aviões comerciais, podem ser móvies ou fixos como no caso dos Aviões STOL.

Se liga nos STOL! ainda faço um aeromodelo destes! xD
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Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  paulo em Qui Fev 09, 2012 4:11 pm

Muito bom Farley legal demais também ate eu quero fazer kkk
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Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  Saulera em Qui Fev 23, 2012 7:39 am

Acrescentado um pouco mais de conhecimento....hehehe
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S-T-O-L não tem nada a haver com “STALL” em inglês ou estol em português, STOL como diz o Wikipédia, é um acrónimo para o inglês Short Take-off and Landing (decolagem e aterragem curta), caracteriza o processo de decolagem de aviões sobre pista curta. Aqui no Brasil agente pronuncia os dois tipos de stols da mesma forma, STÓL. Já em inglês eles falam STÓL para o estolar e STÔL com o “O” fechado para o avião.



Obs: Texto copiado da internet... Rolling Eyes
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Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  Farleytufao em Qui Fev 23, 2012 9:15 am

Alguém sabe qual o princípio de se usar o estabilizador horizontal dos aeros STOL invertido? ficaria grato!
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Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  verme em Qui Fev 23, 2012 9:36 am

Farley
Há várias abordagens possíveis para criar estabilidade em um avião com cauda convencional:

1) Estabilizador horizontal com perfil simétrico (mesmo que seja perfil plano) e um pouco de incidência, com CG tradicional;
2) Estabilizador horizontal com perfil assimétrico invertido, para ganhar eficiência em relação ao caso acima já que consegue-se a mesma força para baixo com menos arrasto;
3) Estabilizador com perfil assimétrico sustentador, muito usado em oldtimers e em modelos de voo livre.

Deve ter equações a respeito da coisa, mas há um pré-conceito de que o estabilizador deve empurrar a cauda para baixo.

Se este pré-conceito for deixado de lado aumentam-se ainda mais as possibilidades, mas não sei se as regras permitem.

Tem um ótimo tópico sobre isto em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=88429 , onde o Omar explica o conceito de estabilizador sustentante em voo livre, muito interessante.

No mesmo tópico o Sergio Massara faz todos os cálculos para confirmar como funciona a estabilização neste caso.

Lembrando que se estabilidade e sustentação são fatores essenciais, os modelos de voo livre e oldtimers (muitos dos quais foram projetados para voar com apenas 1 canal) sempre são ótimos exemplos.
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Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  verme em Qui Fev 23, 2012 9:44 am

Olhe esse aero , esse tipo de estabilizador é também usado em aeromodelos glows e eletricos e também é (cláro) voou livre .
Alunos do Curso de Engenharia Mecanica da UFSC participarão do Aerodesign 2011* na Embraer em São José dos Campos com estes modelos.
Teste de Voo no dia 08 de outubro realizado no Aeroclube Asas do Vale em Gaspar/SC.

* No torneio, o modelo precisa ter o mínimo de peso possível e aerotransportar a maior quantidade de peso possível.

FOTOS:

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VÍDEOS:



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Re: Partes mais comum do aeromodelo e suas funcionalidades.

Mensagem  Farleytufao em Qui Fev 23, 2012 12:39 pm

Obrigado! vou dar uma olhada no link!
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