Zagi - 100cm - 2200Kv

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Zagi - 100cm - 2200Kv

Mensagem  parrot em Dom Abr 20, 2014 8:39 pm

Boa noite.
Esse fim de semana chegou para mim um kit de uma zagi que eu havia comprado no Mercado Livre, uma zagi com 100cm de envergadura.
Vou postar algumas fotos da sua montagem até o momento.

A caixa:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O Kit é muito bom, comprei de uma equipe chamada Bonsvoos. No Kit contém:

*2 semi-asas com 50cm cada.
*2 winglets.
*2 elevons.
*1 montante do motor em compensado naval.
*2 horns.
*2 snapclip.
*2 clevis.
*2 raios de bicicleta pra usar na linkagem.
*2 varetas de fibra de vidro 2mm com 2 metros cada.

Segue fotos do Kit:

Detalhe do montante do motor:

Comecei unindo as duas semi-asas, usei cola de isopor, ficou bem firme. Usei alguns objetos sobre a asa para mante-la no lugar.

Asa já com os devidos reforços, usei as 2 varetas de fibra de vidro que veio no kit dispostas das seguintes maneiras como na foto abaixo(lembrando que as varetas foram colocadas da mesma forma no outro lado da zagi):

Asa já entelada. Não deu muita diferença por que usei fita branca, agora é usar fita de outras cores para fazer os detalhes, essa primeira entelagem foi mais visando o reforço da zagi:

Bom, por enquanto é isso ai, acho que até agora está tudo certo, estou pesquisando algumas coisas sobre quais cuidados devo tomar na montagem, mais qualquer dica é sempre bem vinda. Mais pra frente comento sobre a eletrônica, no mais é isso!
Até mais!

Última edição por parrot em Sex Maio 02, 2014 6:07 pm, editado 1 vez(es)
parrot

Ver perfil do usuário http://aeroaguia.maisforum.com

Re: Zagi - 100cm - 2200Kv

Mensagem  Farleytufao em Dom Abr 20, 2014 10:50 pm

Bacana! Zagi é sempre muita diversão. Quanto a colagem central, a cola para isopor funciona bem, desde que use como cola de contato! deve-se passar a cola em cada parte, espalhar uma fina camada, esperar secar por uns 5 minutos e unir as partes! A fibra é quem reforça a asa com certeza, desde que a entelagem fique bem esticada. Não deixe rugas ou faça cortes em cima desta primeira fita senão a asa pode fechar em voo. Pegue o fero de passar roupas e coloque uma meia nele. Coloque uma temperatura baixa e dê um a passada na entelagem para ela ficar mais esticada e aderir um pouco melhor. Mas tome cuidado para não deixar o ferro muito tempo no mesmo lugar, senão derrete o isopor! tem que ser rápido realmente! Acompanhando.
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Seg Abr 21, 2014 9:44 am

Farleytufao escreveu:Bacana! Zagi é sempre muita diversão. Quanto a colagem central, a cola para isopor funciona bem, desde que use como cola de contato! deve-se passar a cola em cada parte, espalhar uma fina camada, esperar secar por uns 5 minutos e unir as partes! A fibra é quem reforça a asa com certeza, desde que a entelagem fique bem esticada. Não deixe rugas ou faça cortes em cima desta primeira fita senão a asa pode fechar em voo. Pegue o fero de passar roupas e coloque uma meia nele. Coloque uma temperatura baixa e dê um a passada na entelagem para ela ficar mais esticada e aderir um pouco melhor. Mas tome cuidado para não deixar o ferro muito tempo no mesmo lugar, senão derrete o isopor! tem que ser rápido realmente! Acompanhando.

Usei a cola de isopor exatamente desta forma que você falou, só que essa cola de isopor tem em desvantagem a demora para secar, mais no final fica bom. Eu passei o ferro de passar roupas na asa mesmo, hoje vou tentar tirar mais alguma rugas com ele.
Estou com algumas dúvidas. Sobre os winglets, eles tem a forma de um triangulo retângulo, assim a parte dele mais pontuda fica no bordo de ataque da asa, mais não gostei dessa parte pontuda pois não acompanha o perfil da asa, será que posso colocar ele passando um pouquinho o bordo de ataque da asa e lixar essa ponta que sobra deixando a ponta do winglet no formato do perfil da asa? Não sei se vai conseguir entender eu falando assim mais qualquer coisa posso colocar fotos mostrando o que eu quero fazer.
Outra coisa é sobre aquele corte que faço na asa para dar lugar a hélice, esse corte tem um tamanho específico ou é só o suficiente para abrigar a hélice com segurança?

Obrigado!
Até mais!
parrot

Mensagem  Farleytufao em Seg Abr 21, 2014 4:34 pm

O corte da helice não é necessário! se faz apenas para adiantar um pouco o CG da asa quando o posicionamento da eletrônica não da o CG necessário. De qualquer forma, se for fazer o corte, é só o suficiente para a helice caber ali dentro.

Quanto ao Winglets, não importa o formato, desde que comece no BA e tenha um ganho de arrasto até o BF.

Um abraço.
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Ter Abr 22, 2014 10:23 am

Farleytufao escreveu:O corte da helice não é necessário! se faz apenas para adiantar um pouco o CG da asa quando o posicionamento da eletrônica não da o CG necessário. De qualquer forma, se for fazer o corte, é só o suficiente para a helice caber ali dentro.

Quanto ao Winglets, não importa o formato, desde que comece no BA e tenha um ganho de arrasto até o BF.

Um abraço.

A tá, então vou esperar quando eu estiver com a eletrônica em mãos para fazer esse corte, vou deixar pra colocar os winglets por ultimo para não ter preocupação em quebra-los durante o resto da montagem da Zagi.
Bom, falando em eletrônica, tenho uma preocupação em relação a bateria. As minhas baterias tem capacidade de descarga de 20C, o motor que pretendo usar é o Turnigy 2826/6 com 2200kv, o consumo máximo dele é de 34A, será que a bateria de 20C suporta ele sem problemas? Vou usar hélice 5x5 nele que é o recomendado para este motor com bateria 3S.

Obrigado.
Até mais.
parrot

Mensagem  Farleytufao em Ter Abr 22, 2014 1:10 pm

parrot escreveu:
Farleytufao escreveu:O corte da helice não é necessário! se faz apenas para adiantar um pouco o CG da asa quando o posicionamento da eletrônica não da o CG necessário. De qualquer forma, se for fazer o corte, é só o suficiente para a helice caber ali dentro.

Um abraço.

A tá, então vou esperar quando eu estiver com a eletrônica em mãos para fazer esse corte, vou deixar pra colocar os winglets por ultimo para não ter preocupação em quebra-los durante o resto da montagem da Zagi.
Bom, falando em eletrônica, tenho uma preocupação em relação a bateria. As minhas baterias tem capacidade de descarga de 20C, o motor que pretendo usar é o Turnigy 2826/6 com 2200kv, o consumo máximo dele é de 34A, será que a bateria de 20C suporta ele sem problemas? Vou usar hélice 5x5 nele que é o recomendado para este motor com bateria 3S.

Obrigado.
Até mais.

Só fazer as contas! 2200mAh convertendo para Ah fica 2.2Ah.

então fica 2.2Ah x 20C = 44Ah de descarga máxima da bateria.

Se o seu motor consome até 35Ah a bateria da conta do recado sim.

QUanto ao winglet, para mim, ele é a identidade da Zagi. se fosse você, faria um winglet com a sua cara um que achasse que ficaria mais bacana!
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Ter Abr 22, 2014 8:58 pm

Não sabia dessas contas para descobrir a descarga da bateria. Esqueci de falar que minha bateria é de 1800mah, então passando para Ah fica em 1,8Ah.
1,8Ah x 20C = 36Ah.
Ainda tem o consumo dos servos né, vai ficar no limite. Eu não queria comprar outra bateria, mais se for necessário mesmo pego uma Nano-tech, até bom que é mais rápido na hora de carrega-la.
Já dei uma boa pesquisada sobre a eletrônica e depois posto aqui o que pretendo usar na zagi.

Obrigado e até mais!
parrot

Mensagem  Farleytufao em Qua Abr 23, 2014 3:22 pm

aqui.. a sua bateria dá limite de 20C ? ela deve ir até 25C não? olha ai!

Vale lembrar que esta corrente é máxima da bateria. O motor também tem um Pico de uso por tempo limitado (acredito que seja os 35A por mais ou menos 30 segundos apenas), mas deve ficar em torno de 27A de consumo nominal. Olha ai.
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Qua Abr 23, 2014 8:44 pm

A minha bateria é de 20-30C. Deve funcionar sem problemas então.
Estive pesquisando a eletrônica e cheguei em uma seguinte configuração:

*Esc Hk 60a - Ubec 4a. (o esc ta acima do que eu preciso, mais bom que fica mais seguro e posso usa-lo futuramente em um motor com mais KV)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553845636-esc-hk-60a-ubec-4a-speed-control-para-avio-brinde-_JM

*Motor Turnigy D2826/6 2200kv.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-551150596-motor-eletrico-d28266-2200kv-completo-perfeito-para-zag-_JM

*Servo Digital Tower Pro Mg90s Metal Gear.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-554975215-servo-digital-tower-pro-mg90s-metal-gear-helicopteros-450-_JM

A bateria vou usar a que tenho mesmo.
Vou comprar tudo pelo Mercado Livre por que já tenho costume em comprar nesse site então fico mais tranquilo em comprar nele. Eu queria o Esc Turnigy Plush, mais o preço dele ta muito acima dos outros.
Caso tenha alguma sugestão de uma eletrônica mais confiável pode me falar.

Obrigado ai pela força Farley!
Até mais!
parrot

Mensagem  Farleytufao em Qui Abr 24, 2014 3:33 pm

Curti o servo! o motor também é bacana! acho que este setup é o suficiente por enquanto. Realmente o ESC está muito acima. Cuidado com o peso final.
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Qui Abr 24, 2014 6:53 pm

A Zagi até agora está pesando 130 gramas, ela ainda está do mesmo jeito que na última foto que postei. Com o que ainda falta pra colocar nela, deve dar de 500 a 600 gramas de peso final, acredito ser um peso bom.
O mesmo vendedor do ESC no Mercado Livre também tem o motor, vou tentar pegar os dois juntos pra economizar no frete.
parrot

Mensagem  Farleytufao em Sab Abr 26, 2014 10:26 pm

massa! mas quanto a eletronica não chega porque não dá continuidade ao projeto? um abraço!
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Dom Abr 27, 2014 8:12 pm

Posso fazer mais algumas coisas mesmo, mais estou insatisfeito com a entelagem, está impossível de deixar a entelagem das bordas da asa lisa, parece que a fita não cola direito e fica levantando, estou querendo retirar a entelagem dos bordos de fuga e das lateria próximas de onde ficam os winglets e refaze-la, no bordo de fuga a entelagem ficou ruim e vai ficar horrível a fixação dos ailerons se deixa-la como está, vou tentar tirar umas fotos amanhã com a luz do dia para mostrar o problema.
Acabei de comprar os servos. Inicio do mês que vem compro o restante.
Até mais!
parrot

Mensagem  Farleytufao em Dom Abr 27, 2014 10:42 pm

ah.. normal! voce tem duas formas de resolver este problema com a entelagem, a primeira é lixando a asa com uma lixa fina até remover o brilho do isopor, a outra é diluir cola branca em água e passar uma fina camada na asa, deixar secar e depois entelar por cima! Um abraço.
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Seg Abr 28, 2014 10:23 am

Eu já li algo sobre esse método de passar a cola diluída em água mesmo, se não me engano tem que ser 50% água e 50% cola, bem lembrado, vou retirar a entelagem das bordas e fazer isso. Seguem as fotos do problema:

Depois posto fotos dos resultados.
Até mais!
parrot

Mensagem  Farleytufao em Ter Abr 29, 2014 2:46 pm

é.. realmente não ficou legal! faz o esquema da cola que resolve!
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  Junior de Botucatu-SP em Qui Maio 15, 2014 6:00 am

parrot escreveu:Eu já li algo sobre esse método de passar a cola diluída em água mesmo, se não me engano tem que ser 50% água e 50% cola, bem lembrado, vou retirar a entelagem das bordas e fazer isso. Seguem as fotos do problema:

Depois posto fotos dos resultados.
Até mais!
Usa papel contact da marca vulcan que da certo uso nas minhas asas da bons vou tambem , e lixa com grão 120 com leveza na mão ok.
depois posto fotos das minha
Junior de Botucatu-SP

Ver perfil do usuário https://www.youtube.com/user/valolisiljr?feature=mhee

Mensagem  Farleytufao em Qui Maio 15, 2014 5:42 pm

Aproposito, em que pé está?
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Qui Maio 15, 2014 7:03 pm

Obrigado pela dica Júnior! Fiz o esquema da cola misturado com água e deu certo também! Posta as fotos da sua zagi sim, bom que tiro algumas idéias pra minha!
Até mais!
parrot

Mensagem  parrot em Qui Maio 15, 2014 7:10 pm

Farleytufao escreveu:Aproposito, em que pé está?

Bom, eu estava entelando ela com fita transparente dessa vez mais a fita acabou, deu pra entelar as bordas e a parte de cima da zagi, vou comprar a fita assim que possível. Comprei boa parte da eletrônica, falta só o ESC, tenho os servos em mãos e estou esperando chegar o motor, helice e os conectores, comprei aquelas dobradiças de nylon também pra colocar nos elevons, vamos ver se vai ficar bom. Depois tiro uma foto da eletrônica.

Eu estava era pensando em uma forma de embutir a eletrônica na zagi, se alguém tiver alguma dica será bem vinda.

Obrigado! Até mais!
parrot

Mensagem  Farleytufao em Qui Maio 15, 2014 7:38 pm

simples! Posiciona a eletrônica em cima da asa e prende com fita mesmo. depois faça o voo de teste. e ficar a contento, escave os locais onde cada componente vai ficar. Se tiver balsa em mãos, reforçe por baixo fazendo uma espécia de "caixa" para cada componente. Crie uma tampa para a bateria o os outros que não precisarem de remoção, pode passar fita por cima de um pedaço de balsa para nivelar e tampar. fica bem legal.
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Qui Maio 15, 2014 8:05 pm

Farleytufao escreveu:simples! Posiciona a eletrônica em cima da asa e prende com fita mesmo. depois faça o voo de teste. e ficar a contento, escave os locais onde cada componente vai ficar. Se tiver balsa em mãos, reforçe por baixo fazendo uma espécia de "caixa" para cada componente. Crie uma tampa para a bateria o os outros que não precisarem de remoção, pode passar fita por cima de um pedaço de balsa para nivelar e tampar. fica bem legal.

Vou tentar fazer isso então, acho feio aquela eletrônica aparecendo por cima da zagi, fora que deve gerar um grande arrasto.
Em breve posto algumas fotos da zagi já com a entelagem pronta, estou pensando ainda nas cores que vou entelar ela.

Obrigado pelas dicas.
Até mais!
parrot

Mensagem  Farleytufao em Qui Maio 15, 2014 8:24 pm

Opa ! disponha e no aguardo! Se quizer ajuda, estou em casa por estes dias! posso passar por ai! Um abraço.
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  parrot em Qui Maio 15, 2014 10:53 pm

Ué, podíamos combinar de ir voar la no loteamento o que acha? A zagi a única coisa que da pra fazer nela é entelar já que ainda não tenho toda a eletrônica em mãos. Se animar de ir voar me fala que a gente combina direito!

Abs!
parrot

Mensagem  Farleytufao em Sex Maio 16, 2014 9:04 am

Vamos sim... como disse estou de bobeira estes dias...
Farleytufao

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: